Ads 468x60px

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Uma breve noção sobre intercâmbio Work and Travel



      Primeiramente, explicarei sobre o tipo de programa de intercâmbio que escolhi destino e tempo. Sendo assim, vamos ao que interessa e deixar de lerolero, espero que gostem dos meus relatos. Programa: Work and Travel; Destino: EUA, Duração; 3 meses de trabalho e até 1 mês viajando, logo posso voltar só em abril.

       A vontade de viajar para o exterior sempre foi grande, sempre sonhei com Nova York e Paris, destinos clichês eu sei, mas é o predominante no meu imaginário. Os países da Europa em sua maioria me fascinam, mas como ainda estou jovem e na luta diária para ter o meu lugar ao sol no quesito estabilidade financeira arcar com uma viagem para Europa é fora da minha realidade no momento, melhor ir pros states mesmo. Além da coisa por lá também não está nada boa com essa crise econômica atual que assola por todo velho continente.

      Já tinha em mente os Estados Unidos que sempre foi minha primeira opção para o intercâmbio, por sua língua universal, sua posição de maior potência econômica mundial, a cultura pop que nos influencia através de filmes, músicas, seriados e moda. O principal fator de escolha mesmo, e o objetivo maior do meu intercâmbio é aprimorar o inglês, língua fundamental para o mercado de trabalho e para quem não quer ficar restrito ao conteúdo nacional para expandir cada vez mais seus horizontes.

      O tipo de programa eu escolhi por ter o melhor custo benefício além de me possibilitar conhecer vários estados americanos de uma só vez. Neste programa de Work and Travel (trabalho e viagem). O intercambista trabalha por um período de três meses em funções operacionais em maior parte na área de turismo ou restaurantes. Este trabalho acontece no período em que o estudante brasileiro está nas férias de verão da faculdade no Brasil, deste modo a viagem inicia-se em dezembro com retorno previsto para o final de março excedendo um pouco as férias. Mas nada que não se possa correr atrás e recuperar as aulas faltantes.

      Ou seja, dezembro, janeiro, fevereiro e março viajando. Este período e fixo para este programa e não há como mudar, terá que ir disposto a trabalhar os três meses e poderá ficar até um mês viajando, o famoso Grace Period (período de um mês concedido aos estudantes com o visto J-1 para que ao terminarem seu trabalho possa viajar pelos Estados Unidos). Caso quebre este contrato e queria voltar antes, ficará fichado no consulado americano dificultando a obtenção do visto para uma futura viagem aos states.  Além é claro, de não receber o certificado de conclusão do intercâmbio.

      Neste período se trabalha e com a remuneração o próprio intercambista paga suas despesas e acomodação, que geralmente é indicada pelo empregador ou pela agência de intercambio, em alguns casos, mora se até no próprio local de trabalho. O estudante irá morar com outros colegas que estão fazendo o mesmo tipo de programa possivelmente brasileiros ou de outros países da América latina onde este tipo de intercambio é mais comum.

      Bom, pra começar é isso, nos próximos post irei falar sobre a escolha da agência, como foi para convencer os meus pais e o planejamento financeiro para este sonho virá realidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta ai, vai!