Ads 468x60px

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Primeiras vagas de emprego diretas e job fairs


     Que meu intercâmbio será de trabalho isso eu já falei, mas não falei como eu faria pra arranjar este trabalho. Bom, isso é a agência que deve intermediar. Geralmente as empresas brasileiras de intercâmbio fazem parcerias com alguns empregadores americanos através de sponsors, outras empresas, estas sediadas no próprio país de intercâmbio com finalidade de interceder junto ao governo americano toda a burocracia necessária para o programa.

     Os principais sponsors que a Egali está trabalhando este ano é a AAG( Alinace Abroad Group) e a UWT (United Work and Travel) que será o meu. Tem muitos outros, depende muita das agências, quanto maior for mais são os intercambistas e consequentemente mais parcerias com outros sponsors.

     Nessa parceria agência de intercâmbio Brasil mais sponsor americano surgem feiras de empregos temporários para o programa, que são realizadas em hotéis ou clubes nas capitais das grandes cidades. As primeiras feiras vieram e foram para parques aquáticos como Kalahari e Great Wolf maioria localizada no estado de Wisconsin, teve também para trabalhar na Universal Studios, na Flórida, mas exigiam inglês avançado o que eu ainda não tenho.  

     Depois surgiram as primeiras vagas diretas, estas são as vagas em que a entrevista é realizada por skype, e são indicadas as pessoas que moram em cidades longe dos lugares que a feira acontece. Vagas diretas tinham desde hotéis no Grand Canyon, em Vermot, a fast-foods em estados mais desconhecidos como KFC em Wyoming e McDonalds no Mississipi entre outras vagas. 

     Eu me candidatei pro KFC, mas nem passei na pré-seleção, me ligaram da agência falando que muita gente se candidatou pra essa vaga, por ser uma das primeiras, e que como eu era do Rio, e iria ter mais feiras, era melhor eu aguardar, me disseram também que a vaga exigia um nível de inglês maior do que eu tinha ficado no teste da Egali.

     Nem falei aqui no blog sobre o Egali test, né. Resumidamente, é um teste para nivelar seu conhecimento de inglês que você faz após se matricular, uma prova com quase 60 questões, não lembro ao certo, onde testa o listening, tem que ouvir entender as mensagens e a compreensão de textos em inglês.  O meu resultado deste teste pra mim foi uma frustração, pois fiquei com o nível baixíssimo. Tem tipo A, B, C, D e E, que é eliminado, ou seja, sem o inglês mínimo necessário para viajar.  Fiquei com D, quase reprovada rs. Triste realidade a minha depois de anos de curso. (Só que parei em 2009 e o inglês que não era tudo isso enferrujou). O teste foi difícil, muito vocabulário que eu não sabia. Mas passei, com nota baixa, mas passei. O ruim disso, é que restringe as vagas. Se o seu inglês é avançado, melhor será pra ter mais oportunidades.

     Vagas e mais vagas se passaram e nada, mais feiras vieram inclusive com vagas ótimas para North Dakota, um estado muito bem recomendado por ex-intercambistas da Egali. Tinha me decidido a ir pra lá, a feira seria em São Paulo, mas não sei por que a feira foi cancelada, sem muitas explicações a nós. E este ano nenhum intercambista seria mandado para este estado pela Egali.

     Mais feiras só que desta vez em maioria para o Texas, algumas para a Flórida e poucas para Hawaí, este último sonho de muita gente, mas que a mim não enche os olhos no momento, quem sabe outra hora. Nada de vagas pra Califórnia ou NYC.  Ao longo de todo esse processo de vagas, tinha me decidido que queria ir para um lugar no Norte dos Estados Unidos, e um lugar que tivesse neve. Então, mais uma vez deixei passar essas vagas. Depois disso veio o desespero, bateu até um pouco de arrependimento, quando via no grupo do facebook, quase todo mundo com vaga e eu sem.
  
     Vagas no colorado surgiram e essas eu realmente me animei, queria muito ir pra lá, tinha neve, estação de ski, cidades com outlets famosos. Me candidatei mas não me aceitaram nem pra entrevista. Todo mundo que estava sem emprego até essa hora se candidatou, por que era as últimas vagas, e eu com meu inglês de nível baixo fiquei pra trás mais uma vez. Tinha pesquisado tanto sobre o Colorado, mas também não foi dessa vez. 

     Veio à última remessa de vagas diretas e era agora ou nunca, tendo neve ou não, eu teria que me candidatar. E pra minha sorte vieram vagas em maioria para o Norte, do jeito que eu queria em estados com neve. A minha carinha de felicidade foi linda ao ver rs ainda mais aceitando o meu nível de inglês. Me candidatei a um resort em Lake Placid, cidade pequena no estado de NY que pelo Google fica a 5h da minha tão sonhada big city.

Esse post ficou imenso eu sei, mas a trajetória está aí e resumidamente. No próximo post vou falar como foi a entrevista por skype. 

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta ai, vai!