Ads 468x60px

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ansiedade



     Já sou ansiosa por natureza e com essa novidade de intercâmbio então fiquei ainda mais, coisa de não dormir e ficar na internet pesquisando tudo sobre os lugares e experiências de ex-intercambistas até altas horas da madrugada. Quando acho um blog organizado e com bons textos acabo lendo todos os posts de uma vez só.

     Uma coisa que prometi a mim mesma era de guardar segredo do meu intercâmbio até ter o visto americano em mãos. Isso porque são muitas as incógnitas desse tipo de intercâmbio, de início não sabia para onde iria ao certo, o país é os Estados Unidos, mas estado e cidade é relativo, depende de onde arranjaria emprego, ou seja, não sabia aonde iria trabalhar e nem em que. Isso era o que mais me aflingia. Não sabia qual seria o meu tipo de acomodação e muito menos as pessoas com quem irei conviver. Logo o sentimento de querer apressar as coisas, viver pensando no futuro me persegue. Essa ansiedade me deixa louca, falo nisso o tempo todo tento me distrair, mas sempre acabo voltando meu pensamento para esta viagem que será uma realização para mim.

      Foi nessa busca desenfreada por informações sobre o work and travel que descobri um grupo no facebook, o FREE EGALI 2012/2013, criado por outro futuro intercambista que resolveu adicionar pessoas que viajaram ano passado e pessoas que vão este ano pela mesma agência que nós vamos. Um grupo fechado, onde os participantes falam de todos os assuntos relacionados a viagem. E onde os mais ansiosos como eu tem a oportunidade de extravasar todas as dúvidas e angústia com jovens que também estão na mesma situação de pré-intercambistas.

     Este grupo inicialmente, no período de abril, quando entrei tinha cerca de 50 membros e atualmente conta com 150, ou seja, triplicou.  Os participantes são universitários de todo o Brasil, muitos da região Sul do país, onde é a sede da agência com qual fechei o pacote. Neste grupo, tenho a oportunidade de falar com pessoas que já foram intercambistas de work and travel, o que é ótimo, pois, dá pra ter noção das experiências verdadeiras, sem serem depoimentos publicitários que se encontra nos sites das agências.

     Dicas como levar a mala vazia pra não ter problemas de excesso de peso quando voltar, de cidades desconhecidas, mas ótimas para ir, empregadores que não valem a pena, cuidados com o frio. Entre muitas outras foram abordados no grupo. Aconselho a quem for fazer intercâmbio procurar grupos como este e caso não ache, crie um e comece a procurar pessoas que também vão ou foram pelo mesmo tipo de intercâmbio que você. Para isso, vá às fanpages das agências no facebook, nelas sempre tem alguém perdido procurando compania.
  
     Depois acabei tomando conhecimento de mais dois outros grupos, um pra quem ia fazer work and travel na cidade de Dells em Winsconsin/USA, a maioria dos participantes vão trabalhar em parque aquáticos como o Kalarhari, Great Wolf e Mt Olympus, mesmo ainda não sabendo aonde iria trabalhar resolvi pedir pra fazer parte do grupo, afinal, os temas debatidos lá também seriam do meu interesse, pois se trata de work and travel também.  E outro grupo mais generalizado sobre intercâmbio nos Estados Unidos, onde tem participantes de várias agências sem restrição. Super aconselho a procurarem esses grupos, ou a criarem outros, eles ajudam muito, ainda mais pra quem vai viajar sozinho como eu.

      A verdade é que essa experiência é algo grandioso e super empolgante pro participante, mas quem tá de fora não tem muita noção das expectativas, dúvidas e medos que temos neste processo de planejamento. Até sua família se cansa de ouvir você falar toda hora do mesmo assunto, seus colegas então, nem se fala. Por isso é bom poder compartilhas com pessoas que estão na mesma situação sentindo o mesmo que você. Outro conselho,é focar sua ansiedade para pesquisar muitooooo. Sério! Sempre que pensar no intercâmbio corra pro Google para pesquisar as cidades a cultura, leia blogs de pessoas que já foram, enfim use sua ansiedade para munir se de informações para que haja menos desventuras possíveis.

2 comentários:

  1. Haha, beem isso !

    É super importante pesquisar sobre tudo e estar a par de tudo o que está rolando. E participar dos grupos ajuda muuuito nisso! Todo mundo se ajuda, se acalma, se aconselha ..

    Pessoal do meu grupo mesmo tão tudo desligado, eu preciso ficar passando informações e correndo atrás de tudo!

    Jéssica, seu blog ta liiiindoo!
    Falei que tudo ia dar certo guria ?! ;)

    Desculpa não ter vindo antes, estou na correria!
    Parabéns pelo blog, beijo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo elogio =D

    Tem gente que é desligada né, parece até que tá indo só a turismo, ma so work and travel é muito mais, precisa se de muita pesquisa pra não ficar na mão depois.

    ResponderExcluir

Comenta ai, vai!