Ads 468x60px

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Trocando os doláres



     Tinha feito esse post semana passada, dias depois que troquei minhas notinhas de dólares, só que perdiiii tudo. Fiquei com tanta raiva que demorou para eu me recompor e vir escrever de novo aqui #desabafo. Mas não perdi tudo por que sou tapada, bem na verdade, sou meio tapada, porque se fosse escrevendo e salvando não perderia tudo. O que aconteceu foi que no meio da madrugada, acabou a luz aqui em casa. Imagina, no calor do Rio de Janeiro, com tudo ligado, ar condicionado, computador, televisão, é muito gasto de energia que sobrecarrega o sistema acarretando nas  quedas de luzes que estão ocorrendo quase toda semana agora.

     Dito isso, vamos ao tema do post: trocar reais por dólares. Não preciso dizer que a moeda corrente nos Estados Unidos é o dólar, logo para viajar deve se trocar os reais para dólar. Eu achava que isso era simples, que era só chegar em uma agência de câmbio e trocar. Mas não é bem assim que funciona, eu troquei na Cotação, no final deixo o link aqui pra quem tiver interesse. Peguei o dólar a R$ 2,23. Só lembrando que fechei o pacote do intercâmbio, quando o dólar ainda estava R$1,80.  Depois desse dia o dólar só fez subir. 

     Primeiro você deve ir a agência, pode fazer a transação por internet ou telefone também, mas preferi ir a agência. Chegando lá, ou você já leva o dinheiro que quer trocar, ou diz quanto você quer trocar e vai no banco fazer uma transferência, para não ficar andando por ai com dinheiro. E lá eles vão fazer a notinha de quantos em reais você terá que pagar para x dólares, vão pedir RG, CPF, endereço e fazer um cadastro. Vão consultar se você está devendo a receita federal, se não é  nenhum fugitivo. Feito isso, depois vão emitir tipo uma notinha de mercado, mas falam que é um boleto que terá os seus dados, os valores, as taxas cobradas, como IOF, entre outras. Importante! O Boleto equivale ao contrato é o documento oficial que dá amparo legal a todas as operações de compra ou venda de moedas estrangeiras autorizadas pelo regulamento do Banco Central. Este Boleto é o contrato e deverá estar com todos os campos devidamente preenchidos, e de forma legível. (fonte site Cotação). Ou seja, é importante guardar o boleto. 

     É recomendado levar 1000 dólares, mais quanto mais melhor né rs. Não se deve levar tudo em espécie, para isso tem o cartão pré pago,(VTM, Visa Travel Money) que funciona como um cartão de débito lá. Fiz o meu pela cotação também, mesmo esquema para trocar os dólares, só que no cartão o depósito mínimo é de $200. Dica: a taxa de saque desse cartão é de $2,50 mais outras taxas do banco, logo não é vantajoso ficar sacando toda hora, é melhor passar como débito, ou fazer um planejamento pra sacar valores altos. Esse cartão também dá pra fazer compras onlines. Só vou usar lá, então depois conto se é bom mesmo, ou não.
     Outra coisa, que já ia esquecendo não leve o dinheiro na carteira,nem todo num lugar só, separe, pra se perder algo, não perder tudo. Leve a maior quantidade numa bolsinha porta notas, que se coloca dentro da calça, é mais seguro. 

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta ai, vai!