Ads 468x60px

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Motivos para fazer um intercâmbio cultural


 
     A experiência de um intercâmbio cultural está ganhando popularidade nos dias de hoje entre os jovens, pessoas de mais idade curiosas com anseios de novidades e também entre profissionais já atuantes no mercado que visam se aprimorar e buscar um crescimento pessoal, consequentemente alavancar-se no profissionalmente.  Muito se fala em intercâmbio cultural, em feiras de estudantes, palestras, algumas reportagens na tv. Mas hoje aqui no blog, vou listar alguns dos motivos que leva uma pessoas a fazer esta escolha e começar a saga da preparação para uma viagem, em que o objetivo é muito mais que visitar lugares, tirar fotos nos famosos pontos turísticos e fazer compras.
      Primeiramente é necessário destacar que existe uma variedade bem grande entre as modalidades de intercâmbio oferecidas por agências especializadas em prestar um auxilio antes e durante a viagem. Entre os programas oferecidos tem como fazer cursos de idiomas em que a língua estrangeira é falada pelos nativos. Exemplo: é possível estudar inglês nos Estados Unidos, Francês na França, Alemão na Alemanha, Espanhol na Espanha, enfim uma infinidade de opções para buscar um aprendizado mais rápido e um enriquecimento cultural que viagens internacionais podem proporcionar.
      Tem também intercâmbios de estágios na área de estudos aqui no Brasil, é possível fazer um estágio de engenharia, comunicação, informática em empresas fora do país. Cursos de especialização, como uma especialização de Moda em Madrid, assim como em outras áreas e em diferentes lugares.  Algumas faculdades brasileiras também oferecem bolsas de estudos internacionais, os apelidados sanduíches acadêmicos, em que depois que o aluno já tenha cursado certo tempo aqui no Brasil ele pode ir cursar um semestre fora do país em uma faculdade e depois voltar e terminar os estudos aqui. Para criança e adolescentes também há opções de colônias de férias internacionais, em que os intercambistas vão para acampamento em outros países com a possibilidade de interagir com crianças de várias partes do mundo, isto tudo no período de férias escolares.  E estudantes do ensino médio, tem a opção de high school, cursar um ano do ensino médio em outro país.
      Deu para notar que as opções são muitas, cabe a cada um ver a qual se encaixa no seu perfil e  que mais lhe agrada. Para isso é bom entrar em contato com as agências ver o que elas têm a oferecer e pedir orçamentos. Também é necessário fazer um planejamento financeiro, pois é um investimento alto que não dá pra fazer dá noite para o dia. Além de ter toda uma burocracia e uma preparação pré-intercambio que também varia de acordo com cada país. São muitos os documentos e muitas as coisas que se deve resolver ainda aqui do Brasil, visto, acomodação, curso, transporte... Pode-se dizer que o intercambio começa a partir do momento que você adquiri o pacote na agência.  Depois dessa explicação, vamos aos prós de se fazer um intercâmbio.

1-      Enriquecimento cultural, quando se faz uma viagem ao exterior, a pessoa sai da rotina do país de origem, conhece novos lugares, observa outros costumes, faz refeições diferentes com comidas típicas do lugar, se relaciona com cidadãos do local, conhece histórias de vidas, visita museus, ruas históricas. Enfim, troca se o cotidiano do qual já se está acostumado por um período em que tudo é novidade. Desde a ida ao supermercado, as refeições até aos passeios incríveis que não saíram da memória.  
 
 

2-      Aprimoramento de um idioma estrangeiro, no intercâmbio assim como em toda a vida é preciso se comunicar. E para isso é necessário falar, ouvir, ler e escrever e a língua é estrangeira somente para os estrangeiros . Logo, toda a população vai estar se comunicando pela língua que é estrangeira somente para o intercambista, e com esse excesso de ações em outro idioma, a pessoa vai se acostumar, perder a timidez e aprender muitas coisas na vivência durante o período no exterior.
 
3-      Amadurecimento pessoal, viagens de intercambio geralmente são feitas sozinhas, sem os amigos de longa data, sem irmão, sem pai nem mãe, assim a pessoa que se dispõe a ter essa experiência terá que resolver muitos desafios sozinhos, sem o auxilio e o apoio de parentes e amigos por perto. Além de momentos sozinhos permitirem reflexões e análises pessoais sobre a vida.
 
4
44-     Valorização do currículo, mesmo que a experiência de intercambio cultural não seja na área de estudo, se for é ainda melhor, deverá ser listada no currículo profissional, pois depois desses fatores listados anteriormente fica claro que como profissional a pessoa também teve ganhos. Olhando pelo lado empresarial, a pessoa que realiza um intercâmbio estará mais flexível a conviver com pessoas de diferentes costumes, facilitando um ambiente agradável para melhor produtividade, terá uma facilidade melhor com conteúdos estrangeiros, mais pro atividade, menor dependência, tudo advindo em consequência dos ganhos listados acima.  

Depois dessa explicação e da listinha dos prós espero ter implantado a sementinha da vontade de ter essa experiência de intercâmbio cultural.

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta ai, vai!