Ads 468x60px

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Primeiro passo para o visto






Depois de colocada na vaga, era esperar alguns dias para receber a primeira notícia sobre o longo processo para tirar o visto. Ah, o visto! Esse certamente é uma das coisas que tiram o sono de muita gente antes de fazer o intercâmbio. Pois, se negado adeus viagem. Adeus meses de planejamento e dinheiro perdido, porque as agências retêm um percentual do total pago para pagar os serviços já prestados.

E tanta pressão a respeito, tanta especulação que qualquer um mesmo, sendo uma pessoa relax, fica tenso. O primeiro de tudo é preencher um questionário gigante, o DS-160, com seus dados pessoais e da sua família, só não pede o dado do cachorro e papagaio.  Sério! Pede muita coisa, uma tortura. E caso você não vá salvando enquanto preenche, seu tempo pode expirar e capaz, de você ter que começar da estaca zero. Mas nada que nenhum site possa te ajudar. Vi muitas agências e despachantes cobrando até 150 reais só pra preencher esse formulário. Apesar de ser algo trabalhoso, achei um absurdo cobrarem isso. 

É chato, mas penso que o intercambista que tem que fazer isso, nada de passar a responsabilidade pra outro. Estamos falando de um intercâmbio de work and travel, onde se pode extrair conhecimento de várias maneiras e nada é cômodo. Inclusive a burocracia para o visto.

Mesmo tendo separado todos os documentos, como RG, CPF, datas de nascimento de toda a família, endereços e Ceps de escola, faculdade e vários outros dados, eu ainda tive algumas mancadas e a página expirou algumas vezes e perdi algumas coisas que já havia preenchido. Mas acontece com iniciantes haha. Depois de preenchido a sua parte, é salvar e mandar pra agência para que ela possa preencher o restante com as informações que só ela tem acesso. E aguardar as novas etapas que falarei no próximo post.

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta ai, vai!