Ads 468x60px

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Desventura do cotidiano



Foto: Jéssica Klem

                                             A DESVENTURA DE HOJE

     Hoje pela terceira vez, passei por mais uma experiência desagradável, a de ser quase assaltada por um menino de rua. Eu digo quase, com orgulho. Vou relatar o acontecido: passando eu, na volta do trabalho em Santo Cristo, bairro do Rio que só conheci por causa do trabalho, antes nunca tinha ouvido nem falar, é perto da Rodoviária Novo Rio, fui abordada por um garoto  sem camisa e com aparência suja, era evidente o seu depredamento pelo Crack. Imediatamente fiquei trêmula e sem ação. Ele pediu meu cordão que é de ouro e sorte a minha estava com a medalhinha também de ouro da minha padroeira virada para trás, pois, se ele tivesse visto a medalhinha não iria nem abordar ia fazer como o anterior semanas atrás no Campo de Santana que tentou arrancar na força bruta, mas a Santa é poderosa e ele não levou, deixou um arranhão no meu pescoço e a medalha permaneceu. Sem ação e trêmula dei lhe as costas e segui em direção a um grupo de trocadores que conversavam, eles viram o meu desespero falaram pra eu continuar ali, que ele logo iria embora. Foi o que fiz, esperei, conversei com os trocadores, me tranquilizei um pouco e segui meu caminho. Queria entrar logo em um ônibus, e peguei um que não é de meu costume, vim fazendo uma reflexão sobre como existem usuários de Crack, e outras drogas, e ainda assim, existem pessoas que insistem em fazer apologia a elas. Da janela do ônibus avisto mais um usuário de Crack escondendo uma arma, a síndrome do pânico começa a dar sinais, no entanto, só deixo ela se alojar em minha mente por alguns minutos, pois é vida que segue. Já superei, espero que não aconteça de novo, no entanto se calhar de se repetir, como já se repetiu pela terceira vez, vou superar novamente  porque a vida há de continuar.
    Finalizando meu quarto post, (orgulhosa de mim, pois, o blog aos pouquinhos está nascendo) recomendo que ouçam e principalmente reflitam a letra da música nova da Gal Costa, Neguinho ( gosto muito)  sempre tenho meus momentos de análise social  quando a ouço.

Segue o vídeo do nosso queridinho Youtube para que possam acompanhar a música.





Vou destacar as partes que mais me tocam.

Letra



Neguinho não lê, neguinho não vê, não crê, pra quê
Neguinho nem quer saber
O que afinal define a vida de neguinho
Neguinho compra o jornal, neguinho fura o sinal
Nem bem nem mal, prazer
Votou, chorou, gozou: o que importa, neguinho?
Rei, rei, neguinho rei
Sim, sei: neguinho
Rei, rei, neguinho é rei
Sei não, neguinho
Se o nego acha que é difícil, fácil, tocar bem esse país
Só pensa em se dar bem - neguinho também se acha
Neguinho compra 3 TVs de plasma, um carro GPS e acha que é feliz
Neguinho também só quer saber de filme em shopping
Rei, rei, neguinho rei
Sim, sei: neguinho
Rei, rei, neguinho é rei
Sei não, neguinho
Se o mar do Rio tá gelado
Só se vê neguinho entrar e sair correndo azul
Já na Bahia nego fica den'dum útero
Neguinho vai pra Europa, States, Disney e
volta cheio de si
Neguinho cata lixo no Jardim Gramacho
Neguinho quer justiça e harmonia para se possível todo mundo
Mas a neurose de neguinho vem e estraga tudo
Nego abre banco, igreja, sauna, escola
Nego abre os braços e a voz
Talvez seja sua vez:
Neguinho que eu falo é nós
Rei, rei, neguinho rei
Sim, sei: neguinho
Rei, rei, neguinho é rei
Sei não, neguinho
XOXO.
Jéssica Kle
Espero que alguém leia. // Super aceito críticas e adoro comentários.



3 comentários:

  1. Nossa amiga, me surpreendi com suas palavras em momentos corretos relatando um ato horrível...
    É tão bom quando podemos refletir após o ocorrido, e agradecer a Deus por SEMPRE estar do nosso lado, pois só ele mesmo para nos guiar e conduzir para nesses momentos.
    Parabéns, vou acompanhar seu blog!
    Iamê Gabriela

    ResponderExcluir
  2. Coragem? Não sei se é a palavra certa mas você querendo ou não teve uma "reação" (inconsciente?) diante do fato. Parabéns acima de tudo pela coragem de manter o blog, não é para qualquer um. estarei lendo sempre, comentando pouco mas curtindo muito.

    ResponderExcluir
  3. que lindo gente genteee. Tenho duas leitoreas haha.

    ResponderExcluir

Comenta ai, vai!