Ads 468x60px

terça-feira, 10 de julho de 2012

A nova classe média brasileira


Essa foi mais uma matéria que gostei muito de fazer pra faculdade. Fiz algumas alterações para postar aqui no blog. 

A nova classe média brasileira
Diminuição da pobreza e aumento do poder de compra alavanca a economia do país

O Brasil vem apresentando um notável crescimento econômico originando a ascensão das classes e diminuindo o número da população marginalizada, um fato alentador para todos os brasileiros. A entrevista com Eduardo Amazonas, professor de Economia Política das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), mestre em economia pela Cândido Mendes esclarece os principais pontos desta mudança.
LEROLEROMEU: O fenômeno sociológico brasileiro da ascensão de classes tem uma data inicial determinada? Qual?  
Eduardo Amazonas: Não, Veio a partir do governo Lula, mas não tem uma data definida. O presidente Lula no inicio do seu mandato não fez nada para dar início a este fenômeno. Ele passou seu primeiro ano de mandato mostrando ao mercado global que não iria fazer bobagens, precisava conquistar a confiança de outros líderes e de investidores. O Lula só começou a agir mesmo em 2004. As principais causas dessa elevação de renda é a valorização do salário mínimo e a queda do desemprego que veio acontecendo ano a ano e alcançou notabilidade em 2006.
LEROLEROMEU: Qual o novo perfil da classe média brasileira?
Amazonas: Essa nova classe média busca qualidade de vida, quer ter as coisas em casa, o principal desejo deles é viajar, depois comprar coisas para casa e ter um carro. E agora os integrantes dessa classe começam a ter a percepção de que para manter o padrão de vida ou emergir é preciso estudar. Estão notando a necessidade de se ter um diploma, comprovando isto, está o aumento de estudantes no ensino superior.
LEROLEROMEU: Como o mercado percebeu e como o mesmo atua diante deste novo cenário?
Amazonas: O mercado percebe a demanda por novos produtos e serviços e trabalha em cima disso. E o marketing atua de maneira extremamente agressiva, até porque a tecnologia possibilita isso.
LEROLEROMEU:  Qual o ganho do país com esta nova conjuntura econômica?
Amazonas: O governo arrecada mais, as empresas lucram mais, o consumidor tem mais ofertas. Só é preciso ter o cuidado para que não haja endividamento.
LEROLEROMEU:     Este quadro atraiu novos investidores estrangeiros?
Amazonas: Claro, só para ter uma noção, no ano passado o Brasil recebeu $60,1 bilhões de investimentos estrangeiros de acordo com o banco central.
LEROLEROMEU: No grupo dos BRICS qual é a situação do Brasil?
Amazonas: Tirando a China que é líder deste grupo, o Brasil está indo muito bem. Está como a sexta economia do mundo. O que peca no Brasil é a educação, na china se tem um ótimo investimento em estudos. A Índia é onde tem o maior número de doutores. E a Rússia depende muito do petróleo. E a África do Sul ainda vai acontecer. O Brasil precisa é direcionar mais investimentos para educação.
LEROLEROMEU:   Qual a sua análise deste fenômeno e o que se pode esperar para o futuro? 
Amazonas: Quando as pessoas começam a ter as coisas, começam a perceber seus direitos. Exercem a cidadania e o país tem um ganho social. 


Espero que tenham gostado da entrevista.
Beijos e até a próxima postagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta ai, vai!